DESCUBRA AGORA...

quinta-feira, 4 de março de 2010

Gelo Inquieto - Scientific American Brasil

Enquanto nosso laboratório aéreo de pesquisa, o P-3, sobrevoava a superfície gelada do mar de Weddell, eu estava grudada ao chão. Deitada de bruços observava atentamente através da vigia inferior focas, pingüins e icebergs se aproximando e se afastando do campo de visão. De uma altura de 150 metros tudo parecia reduzido, exceto as enormes plataformas de gelo – aparentemente intermináveis, flutuando no oceano Austral que envolve todo o continente antártico.

Em meados dos anos 80 todos os nossos vôos eram de reconhecimento: dispúnhamos de 12 horas no ar, desde a saída da base, no sul do Chile. Esse tempo era mais que suficiente para discutir com os pilotos eventuais pousos forçados nas plataformas de gelo. Não era conversa fiada. Mais de uma vez perdemos um de nossos quatro motores, e em 1987 uma rachadura imensa foi vista durante muito tempo ao longo da borda da plataforma de gelo Larsen B, fora da península Antártica – deixando claro que, no caso de um pouso de emergência, o contato com o solo não seria suave.

A rachadura também nos fez pensar: estaria o oceano abaixo dessas plataformas de gelo suficientemente aquecido para permitir que elas se rompessem, mesmo que tivessem permanecido estáveis por mais de 10 mil anos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O MUNDO QUE NOS CERCA...

O mundo necessita de geografia para se organizar e nós necessitamos de geografia para entendê-lo. Vamos partilhar neste espaço nossas dúvidas,descobertas,curiosidades e experiências. Sejam Bem-vindos!!

VOCÊ SABIA???
O maior poluente das águas são os agrotóxicos e a contaminação do lençol freático é nas regiões de agricultura convencional intensiva.

BOM SABER....

As verificações parciais acontecerão durante as aulas eno periodo de 08 à 12 de março. Preparem-se!!